Buque de Flores Vermelhas
Buquês, 1001 possibilidades…
03/02/2017
Tipos de Serviço de Buffet
16/02/2017
Mostrar tudo

Champagne, frisante ou espumante?

Vamos brindar o momento!

Existem inúmeras possibilidades de fazer uma festa sem álcool, se vocês decidiram não oferecer bebida alcoólica para seus convidados na festa de casamento, este tema de hoje não é pra vocês.

Mas e para quem irá servir champagne?? Será???

 “Champagne” é como esta bebida requintada é conhecida, além de estar presente nos momentos especiais da nossa vida, portanto brindemos!

Mas, você sabe a diferença entre Champagne, Espumante, Prosseco e Frisante?

Pelo formato da garrafa nem sempre é possível saber, pela marca até pode ser,  procure então a indicação do tipo indicado no rótulo da bebida.

Então vamos a um guia rápido de esclarecimento.


Champagne

São espumantes de alta qualidade e produção diferenciada. Paladar seco e encorpado (Brut e Rosé), exceto nas versões Demi-Sec.

Somente podem carregar a nomenclatura de Champagne, espumantes produzidos na região de Champagne na França. Isto explica portanto o nome atribuído à bebida, aliado ao local onde é produzida. 


Espumantes

Produção bastante semelhante à realizada nas Champagnes, porém menos elaborada. Paladar geralmente seco. Cavas espanholas são excelentes opções de espumantes de alto nível e com preços mais acessíveis.

 Regra básica: Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne, necessariamente.


Proseccos:

Variação de espumante, porém mais leve e frutado, devido à inserção da uva Prosecco, que dá origem ao nome do tipo de espumante em sua produção. Opção mais utilizada atualmente na maioria dos tipos de eventos e comemorações, por ser uma bebida de paladar democrático e fácil harmonização.

 


Vinhos frisantes (Lambrusco)

Produzido a partir da uva lambrusco. É um vinho gaseificado, jovem, doce e originário da região da Emilia Romagna na Itália.

 

NÍVEIS DE DOÇURA

BRUT NATURE– sem açúcar

BRUT – seco

SEC– levemente seco

DEMI-SEC – meio doce

 


Dica útil para o dia da festa: Calculando a quantidade.

Calcular a quantidade de bebidas pode parecer difícil, mas lembre-se, não foque o seu cálculo apenas em um convidado e sim em todos. Hoje em dia contamos com a facilidade de pedir bebidas em consignação, ou seja, o que não for consumido  durante a festa é devolvido ao fornecedor . Os anfitriões economizam assumindo o custo apenas do que realmente for consumido e não for gelado. Sugere-se 1 garrafa para cada 2 ou 3 convidados. Para o cálculo, leve em consideração também, as outras bebidas que serão servidas.

Viva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up
× Orçamento.